Síntese verde de hidróxido de magnésio em camadas e seu desempenho eficiente de adsorção para íons de európio de terras raras
发布时间: 2024-06-26

Síntese verde de hidróxido de magnésio em camadas e seu desempenho eficiente de adsorção para íons de európio de terras raras

QQ截图20191021132501.jpg

Como um importante material funcional em camadas, o hidróxido de magnésio em camadas (Layered Double Hydroxide, LDH) tem sido amplamente estudado nos últimos anos para a adsorção e separação de vários íons devido às suas características estruturais únicas e espaço intercamadas ajustável. Inclui íons de terras raras. Para pesquisa de adsorção em íons de európio de terras raras (Eu³⁺), a seguir está uma visão geral de possíveis direções e métodos de pesquisa:

Método de preparação 1. Método de co-precipitação: Um dos métodos de preparação mais comuns, ajustando o valor do pH da solução, os íons magnésio e os íons alumínio reagem com os íons OH⁻ para formar uma estrutura de hidróxido em camadas. A morfologia, o tamanho das partículas e o espaçamento entre camadas do produto podem ser ajustados controlando as condições de reação (como pH, temperatura de reação, tempo de reação e proporção de matéria-prima) para otimizar seu desempenho de adsorção para íons Eu³⁺.

2. Método hidrotérmico: Usando solução aquosa como meio de reação em um recipiente de reação selado sob condições de alta temperatura e alta pressão, pode-se obter hidróxido de magnésio em camadas com alta cristalinidade e grande área superficial específica. Este método conduz à formação de micro-nanoestruturas uniformes e melhora a eficiência de adsorção.

3. Método sol-gel: Um sol é formado através da hidrólise e polimerização de sais metálicos, seguido de gelificação e tratamento térmico para obter hidróxido de magnésio em camadas. Este método pode controlar com precisão a composição e estrutura do material.

Estudo sobre a adsorção de íons de európio de terras raras 1. Mecanismo de adsorção: Estudar a cinética de adsorção, capacidade de adsorção de equilíbrio e isoterma de adsorção de LDH em Eu³⁺, e explorar possíveis mecanismos no processo de adsorção, como atração eletrostática, troca iônica, coordenação, etc. Devido ao seu grande raio iônico e alta densidade de carga, o Eu³⁺ troca facilmente a adsorção com ânions na estrutura em camadas.

2. Hidróxido de magnésio em camadas modificado: A fim de melhorar ainda mais o desempenho de adsorção de Eu³⁺, modificação da superfície (como a introdução de grupos funcionais específicos) ou ajuste de ânions intercamadas (como a substituição dos originais por ânions NO₃⁻, CO₃²⁻) para otimizar os locais de adsorção e aumentam a seletividade e capacidade de adsorção de Eu³⁺.

3. Otimização das condições de adsorção: Estude os efeitos de parâmetros como valor de pH, temperatura, tempo de adsorção e concentração inicial de Eu³⁺ na eficiência de adsorção para encontrar as condições de adsorção ideais.

4. Regeneração e reciclagem: Explorar métodos eficazes de regeneração (como decapagem, lavagem alcalina, pirólise, etc.) e avaliar a estabilidade e reutilização dos materiais, o que é crucial para aplicações práticas.

5. Caracterização e análise: Use difração de raios X (XRD), microscópio eletrônico de varredura (SEM), microscópio eletrônico de transmissão (TEM), espectroscopia infravermelha com transformada de Fourier (FTIR) e outros métodos para analisar a estrutura, morfologia e grupos funcionais do material. Os grupos foram caracterizados para verificar as alterações estruturais antes e após a adsorção.

Através da investigação acima, podemos não só aprofundar a nossa compreensão da relação entre a estrutura e o desempenho dos materiais de hidróxido de magnésio em camadas, mas também promover o seu desenvolvimento tecnológico no domínio da protecção ambiental, especialmente a recuperação eficiente de elementos de terras raras de águas complexas. sistemas.

获取最新价格?我们会尽快回复(12小时内)